maio 22 2014

Como fazer uma Carta de Apresentação?

Por Fabíola Lago
 

O que dizer em uma carta de apresentação? Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional de cada um. Algumas pessoas têm muita experiência e a dificuldade é escolher o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. Algumas empresas solicitam a carta, consideram um ponto importante na hora de selecionar candidatos; outras só se interessam por essa apresentação depois de checar as referências mais objetivas no currículo.

Nesse artigo, vamos nos dedicar àquelas cartas que devem responder a um anúncio de vaga. Leia e releia os pré-requisitos para se candidatar e veja como você pode atendê-los dentro da sua experiência profissional. Aqui, não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo: é importante que você reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.

Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:

Prezado Senhor(a),

Gostaria de me candidatar à vaga de _______________ de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos:

  • Seis anos de experiência no segmento
  • Habilidade para coordenar equipes
  • Conhecimento dos softwares utilizados em sua empresa

Logo depois, mostre que além de possuir as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e apresente sua motivação para conseguir o emprego. Por exemplo:

Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.

Mostre seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer. Não se estenda demasiadamente! Mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa. Por isso, dedique-se: escreva, reescreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou da sua vida profissional para essa vaga especificamente. Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.

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maio 22 2014

Como construir seu “network” profissional?

Ter um bom network continua sendo uma das formas mais eficientes de potencializar sua carreira. Assim como na publicidade, não há propaganda mais eficaz do que uma recomendação boca a boca — no caso, o produto é você, sua trajetória, sua competência, suas habilidades. Entre os milhares de currículo e a indicação de um ex-colega de trabalho que agora é gerente ou um amigo da época da faculdade, não tenha dúvidas: você entrará no processo de seleção pela porta da frente.

Por isso mesmo, aprender a lidar com o seu network continua sendo uma estratégia chave para manter sua empregabilidade em alta. Mas com o fenômeno das redes sociais, como separar, investir, escolher, aqueles contatos que merecem sua atenção, daqueles que só fazem volume nas suas redes profissionais?

Aqui vão algumas dicas para você “afinar” seus contatos:

  • É imprescindível que você tenha claro para onde quer direcionar sua carreira. Qual é sua área de interesse? Quais são as empresas que você gostaria de trabalhar? Que cargo você pretende alcançar nos próximos dois anos, cinco e dez anos?
  • Amigos, amigos, network à parte. Não existe nenhum problema em discernir pessoas do seu convívio pessoal, com quem você possui intimidade e um afeto diferenciado, das pessoas que nunca foram à sua casa, mas que você tem um relacionamento profissional interessante. Sim, separe suas redes de amigos da rede profissional.
  • Participe de grupos de discussão da sua área seja nas redes profissionais, blogs profissionais ou comunidades de colegas da graduação ou da pós. Tente manter-se ativo, mostrar interesse e mostrar o que está desenvolvendo na área, no seu trabalho. Pequenos cases, perguntas para pessoas estratégicas vão legitimar seu conhecimento;
  • Siga as empresas de seu interesse nas redes profissionais. Atualmente, com a escassez de talentos é muito comum que sejam anunciadas vagas, contratações e transferências de profissionais nesses espaços. Saber que há uma vaga estratégica no momento certo aumentará suas chances de conseguir o emprego;
  • Seminários, workshops e palestras são excelentes oportunidades de trocar cartões e conhecer pessoas da sua área de interesse. Sempre que possível, marque almoços e cafés com pessoas estratégicas para seu plano de carreira.

Com esta listinha, você pode começar agora mesmo a construir seu network.

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maio 22 2014

Pare tudo e VÁ atualizar seu currículo!

Por Fabíola Lago

Fez um novo curso? Terminou a graduação? Foi promovido no emprego? Você pode nem desconfiar, mas cada vez que você dá um passo na sua carreira é imprescindível que você dedique um tempo para atualizar o currículo.

O motivo é simples: quando as empresas utilizam ferramentas de Recrutamento & Seleção, como o VAGAS e-partner, os profissionais de RH colocam como um dos critérios currículos atualizados nos últimos seis meses. E se você não mexeu uma vírgula nos últimos sete meses, está fora da triagem. Já imaginou? Quantas oportunidades de empregos você pode perder por falta de atenção com seu currículo?

Diferente dos currículos impressos, nos currículos online, quanto mais informações você colocar, maiores serão suas chances. Então é preciso caprichar, tornar a atualização uma rotina. Separar um tempo para cuidar da sua carreira. Algumas dicas para você atualizar seu currículo e bombar nos processos de recrutamento:

Objetivo profissional “pé no chão”

O campo “objetivo profissional” dos currículos eletrônicos certamente é um dos mais importantes na triagem eletrônica. É a partir do cargo, da função, que as ferramentas de triagem vão “levar” seu currículo até os recrutadores para a vaga. Algumas pessoas – bem intencionadas, certamente – colocam frases como “ser feliz”, “crescer na empresa”, “engajamento”, perdendo completamente a chance de concorrer a uma oportunidade de emprego. Seja objetivo e consistente. Por exemplo:

  • “Auxiliar administrativo, recepcionista”
  • “Gerente de logística, especialista em logística”
  • “Analista de marketing, publicitário”

Imagine que alguém coloque “advogado, dogwalker”, ou seja, funções não relacionadas… Vai ficar difícil um recrutador que chegue até este candidato.

Pouca experiência… Será mesmo?

Muitas pessoas que ainda não tiveram seu primeiro emprego formal com carteira assinada ou possuem pouca experiência dizem não ter o que colocar no currículo. Será mesmo? Experiências profissionais, mesmo que informais, em período de férias, nunca deixam de ser uma experiência relevante. Bolsistas de iniciação científica, participação em empresas juniores na faculdade, participação em ações voluntárias são requisitos que muito agradam as empresas. Demonstram boa iniciativa, proatividade e bom relacionamento para trabalhos em equipes.

E-mails bizarros não rolam

Imagine que você está selecionando um profissional para trabalhar na recepção de uma grande empresa. E de repente o contato épekenagostosa@emailbizarro.com. Na boa, você contrataria? Ou um auxiliar administrativo, cursando a faculdade com garanhao2010@emailbizarro.com de e-mail. Fica difícil convencer um profissional de RH que você é uma pessoa séria. Então reveja seus contatos no Twitter, no e-mail e mesmo no Facebook para não ser excluído na primeira leitura do seu currículo.

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maio 22 2014

Pulverizar o currículo: ótima estratégia para NÃO conseguir um emprego

Você está há dias, semanas, meses tentando conseguir um emprego. Encontra vagas, manda currículos, conversa com pessoas sobre possíveis oportunidades, mas nada dá certo. Até cogita abrir mão de algumas ambições profissionais, adotar a filosofia “o que vier é lucro”. Apesar da sua experiência, das conquistas no passado e das excelentes referências, há algo que não permite que você vá além. Mas você não sabe o que é.

Calma!!!

Muitas vezes, no afã de conseguir logo o emprego dos sonhos, deixamos passar alguns itens que são cruciais para a conquista de uma vaga. São erros que podem não parecer tão grandiosos, mas acabam por comprometer o caminho entre candidato e emprego. Este texto é sobre um dos erros mais comuns: pulverizar o currículo.

Há algumas formas de pulverizar o currículo e não conseguir emprego:

Mandar o currículo para 846538 vagas da mesma empresa

Cada dia mais as áreas de atuação se confluem, se misturam, não são mais tão “quadradinhas”: jornalista trabalhando em marketing, profissional de marketing atuando no comercial, vendedor assumindo um posto na área de criação. Isso faz com que o profissional seja visto como um ser polivalente — o que é algo realmente bom. Contudo, apesar das múltiplas competências, o candidato deve mostrar à empresa interesse específico, dizer por meio de atitudes “olha, eu sou bom para esta posição”. Se o candidato manda currículos para muitas vagas dentro da mesma empresa, o RH fará a leitura de que ele é “perdido”, “sem foco”, “sem objetivo”.

A dica é: escolha uma vaga aberta na empresa e direcione seus esforços para ela.

Mandar o currículo para 375071 pessoas da mesma empresa

As empresas, em geral, têm canais exclusivos para recrutamento e seleção de pessoas. São as páginas Trabalhe conosco nos sites. São as consultorias em RH contratadas especificamente para este fim. São serviços como o VAGAS ETALENT e o VAGAS.com.br. São e-mails de RH. Estes canais são dedicados a pessoas que estão em busca de oportunidades. Tentar conquistar uma posição por qualquer outro caminho é querer burlar o processo que as empresas criaram exclusivamente para esta finalidade. Assim, mesmo que você tenha o e-mail de todos os funcionários da empresa em questão, não mande seu currículo a eles — a menos, claro, que isso seja solicitado ou que você tenha uma relação com algum funcionário que lhe permite esse tipo de liberdade sem parecer um comportamento invasivo.

A dica é: use os canais exclusivos para recrutamento e seleção.

Mandar o currículo 4305639 vezes para a mesma vaga

Esta é uma excelente estratégia para conquistar o apelido de “chato”. Você pode imaginar que mandar o currículo repetidamente para a mesma vaga vai parecer que você é persistente, que deseja a oportunidade com unhas e dentes. Mas não. Aos olhos do RH, apenas vai parecer que você é ansioso, sem noção de tempo e processo — características negativas para um funcionário em potencial.

A dica é: seja paciente.

Fonte: News – Leonardo TI” dos Grupos do Google. http://groups.google.com/group/leonardoti.

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maio 22 2014

Aprenda a pedir demissão sem deixar a porta fechada

por Fernanda Bottoni

Parabéns para você que conseguiu – ou está prestes a conseguir – aquele emprego que tanto queria! Ok, a sensação é realmente ótima, mas, para garantir a continuidade da sua carreira, por favor, cuide muito bem da forma como você vai pedir demissão e sair da antiga empresa.

“Profissionais precisam conduzir muito bem esse processo para manter as portas abertas”, alerta Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance Coaching. “Quando você aceita uma proposta de emprego, não sabe se as condições oferecidas vão se concretizar de verdade, por isso não pode correr o risco de não ter para onde voltar”, explica.

Isso sem contar que você também nunca sabe quando poderá encontrar um ex-chefe ou colega em outro lugar… O mundo corporativo pode ser menor do que parece.

1 – Explique-se. O primeiro ponto para sair bem de uma empresa e manter sua imagem em alta é explicar objetivamente o motivo do seu desligamento. “Você não deve dizer que a empresa é ruim, deve apenas apresentar os seus melhores motivos”, diz Rangel.

Isso quer dizer que, se você estiver pedindo demissão porque arrumou um emprego para ganhar mais, pode explicar tudo da melhor forma. Diga, por exemplo, que recebeu uma proposta para ganhar 50% a mais e sabe que a empresa atual não tem condições de cobrir essa proposta. Se a diferença salarial não for o fator principal, mas você enxergar mais chances de crescer no novo emprego, explique isso, também de forma objetiva, focando as perspectivas de carreira. É importante sempre deixar claro quais os ganhos que você vê nessa troca.

2 – Não faça ameaças. O tom dessa conversa nunca pode ser de ameaça. “Tem gente que pede demissão sugerindo que, com sua saída, a empresa está condenada ao fracasso”, conta Rangel. Se você realmente acha que a empresa deveria ter valorizado mais o seu trabalho, ok, mas esta não é a hora de falar sobre isso. Se você queria ser mais valorizado, deveria ter dados sinais disso antes – e não justamente quando está de saída. “Neste momento, pense apenas em preservar a sua imagem.”

3 – Solucione as pendências. “Todo chefe fica com receio de ser deixado na mão pelo funcionário que pede demissão”, afirma Rangel. A dica é tentar afastar essa sensação deixando claro que você vai solucionar as pendências que tem antes de ir embora. “Alguns profisisonais simplesmente não se preocupam com isso e acham que os problemas da empresa não são mais problemas seus”, diz ele. “Isso é mais comum do que imaginamos e marca o profissional negativamente para o resto da vida.”

4 – Corpo mole, não! – Não caia na tentação de ir empurrando suas tarefas com a barriga, chegando tarde, saindo cedo, só porque já está com a cabeça em outro lugar. Tudo é observado (por todos) e esses últimos dias podem colocar a perder toda a boa imagem que você suou anos para construir. “Cuidado para não quebrar o voto de confiança que conquistou”, recomenda Rangel. Cumpra rigorosamente seus horários e compromissos para não colocar tudo a perder nos últimos dez ou quinze dias.

5 – Nem pense em fazer leilão – Segundo o coach, se há uma coisa que queima o filme de qualquer profissional é tentar promover um leilão entre as empresas interessadas nele. “Ele chega na antiga e diz que vai sair para ganhar 8 mil na nova”, conta. “Uma cobre a oferta e ele volta para outra dizendo que ja tem 10 mil, esperando que ela proponha 12 mil e por aí vai.” Essa atitude deixa claro que o profissional está focado apenas na questão financeira e, por isso mesmo, decepciona tanto a empresa que queria contratá-lo quanto a que queria retê-lo. “Quem quer levar a maior vantagem pode terminar sem emprego algum.”

6 – Não critique – Jamais fale mal da empresa, dos colegas ou do ambiente de trabalho que está deixando. “O momento de conversar sobre as suas insatisfações já passou, agora não vale a pena tratar feridas e discutir assuntos negativos”, diz o coach. Pode acreditar, depois que você for embora, seus colegas continuarão na empresa e aqueles comentários ruins que você fez como desabafo podem se proliferar pelos corredores e mandar sua imagem (aquela, que você trabalhou anos para construir) pelos ares…

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