fev 03 2022

Você sabe o que é design etnográfico?

Published by at 9:26 under Sem categoria

Você sabe o que é design etnográfico?

Design é uma abordagem que combina métodos e ferramentas de diversas áreas com o objetivo de gerar ou transformar um serviço ou produto.

A etnografia, por sua vez, é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pela antropologia que auxilia o pesquisador a imergir numa sociedade para entendê-la profundamente em sua cultura, comportamentos e relações sociais.

O design etnográfico é uma metodologia de pesquisa qualitativa utilizada em processos de design que pode ser aplicada em diferentes fases do ciclo de políticas públicas. Por meio de um conjunto de técnicas, promove-se uma imersão em uma determinada realidade a ser transformada, buscando-se uma ampliação do conhecimento e identificação de oportunidades de inovação.

Antes desse diálogo entre a etnografia e o design, as pesquisas de projetos de design levantavam as possibilidades de usabilidade de um produto ou serviço tendo como base a psicologia. Outra forma era a pesquisa de mercado, na qual pessoas eram entrevistadas e expressavam seus gostos, percepções e hábitos. A etnografia passou a ser efetivamente incorporada ao design quando se percebeu que o contexto também era capaz de influenciar usos e que o que era pensado poderia não ser igual ao que efetivamente se praticava.

A aplicação da etnografia em projetos de design, também conhecida como design etnográfico, difere da aplicação da etnografia em projetos acadêmicos. Para esta, a motivação é o desenvolvimento de teorias com validade científica, já para aquela, espera-se identificar, com alguma profundidade contextual e limitação de tempo e escopo, o que, no cotidiano das pessoas, representa uma oportunidade de inovação. Assim, o design etnográfico é uma apropriação, feita pelo design, da abordagem etnográfica, adaptando-a aos seus processos de imersão e as suas concepções. A utilização do design etnográfico no setor público vem possibilitando avanços na compreensão de questões relacionadas à vivência do cidadão em serviços, a fim de identificar erros e oportunidades para melhorias incrementais ou disruptivas nas políticas públicas num tempo relativamente curto.

Mais informações em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9388/1/Design%20etnogr%C3%A1fico.pdf

Design etnográfico aplicada em diferentes fases do ciclo de políticas públicas
Design etnográfico aplicada em diferentes fases do ciclo de políticas públicas

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply