maio 22 2014

Pare tudo e VÁ atualizar seu currículo!

Published by at 13:13 under Comportamento

Por Fabíola Lago

Fez um novo curso? Terminou a graduação? Foi promovido no emprego? Você pode nem desconfiar, mas cada vez que você dá um passo na sua carreira é imprescindível que você dedique um tempo para atualizar o currículo.

O motivo é simples: quando as empresas utilizam ferramentas de Recrutamento & Seleção, como o VAGAS e-partner, os profissionais de RH colocam como um dos critérios currículos atualizados nos últimos seis meses. E se você não mexeu uma vírgula nos últimos sete meses, está fora da triagem. Já imaginou? Quantas oportunidades de empregos você pode perder por falta de atenção com seu currículo?

Diferente dos currículos impressos, nos currículos online, quanto mais informações você colocar, maiores serão suas chances. Então é preciso caprichar, tornar a atualização uma rotina. Separar um tempo para cuidar da sua carreira. Algumas dicas para você atualizar seu currículo e bombar nos processos de recrutamento:

Objetivo profissional “pé no chão”

O campo “objetivo profissional” dos currículos eletrônicos certamente é um dos mais importantes na triagem eletrônica. É a partir do cargo, da função, que as ferramentas de triagem vão “levar” seu currículo até os recrutadores para a vaga. Algumas pessoas – bem intencionadas, certamente – colocam frases como “ser feliz”, “crescer na empresa”, “engajamento”, perdendo completamente a chance de concorrer a uma oportunidade de emprego. Seja objetivo e consistente. Por exemplo:

  • “Auxiliar administrativo, recepcionista”
  • “Gerente de logística, especialista em logística”
  • “Analista de marketing, publicitário”

Imagine que alguém coloque “advogado, dogwalker”, ou seja, funções não relacionadas… Vai ficar difícil um recrutador que chegue até este candidato.

Pouca experiência… Será mesmo?

Muitas pessoas que ainda não tiveram seu primeiro emprego formal com carteira assinada ou possuem pouca experiência dizem não ter o que colocar no currículo. Será mesmo? Experiências profissionais, mesmo que informais, em período de férias, nunca deixam de ser uma experiência relevante. Bolsistas de iniciação científica, participação em empresas juniores na faculdade, participação em ações voluntárias são requisitos que muito agradam as empresas. Demonstram boa iniciativa, proatividade e bom relacionamento para trabalhos em equipes.

E-mails bizarros não rolam

Imagine que você está selecionando um profissional para trabalhar na recepção de uma grande empresa. E de repente o contato épekenagostosa@emailbizarro.com. Na boa, você contrataria? Ou um auxiliar administrativo, cursando a faculdade com garanhao2010@emailbizarro.com de e-mail. Fica difícil convencer um profissional de RH que você é uma pessoa séria. Então reveja seus contatos no Twitter, no e-mail e mesmo no Facebook para não ser excluído na primeira leitura do seu currículo.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply