Maio 22 2014

Pulverizar o currículo: ótima estratégia para NÃO conseguir um emprego

Published by at 13:11 under Carreira

Você está há dias, semanas, meses tentando conseguir um emprego. Encontra vagas, manda currículos, conversa com pessoas sobre possíveis oportunidades, mas nada dá certo. Até cogita abrir mão de algumas ambições profissionais, adotar a filosofia “o que vier é lucro”. Apesar da sua experiência, das conquistas no passado e das excelentes referências, há algo que não permite que você vá além. Mas você não sabe o que é.

Calma!!!

Muitas vezes, no afã de conseguir logo o emprego dos sonhos, deixamos passar alguns itens que são cruciais para a conquista de uma vaga. São erros que podem não parecer tão grandiosos, mas acabam por comprometer o caminho entre candidato e emprego. Este texto é sobre um dos erros mais comuns: pulverizar o currículo.

Há algumas formas de pulverizar o currículo e não conseguir emprego:

Mandar o currículo para 846538 vagas da mesma empresa

Cada dia mais as áreas de atuação se confluem, se misturam, não são mais tão “quadradinhas”: jornalista trabalhando em marketing, profissional de marketing atuando no comercial, vendedor assumindo um posto na área de criação. Isso faz com que o profissional seja visto como um ser polivalente — o que é algo realmente bom. Contudo, apesar das múltiplas competências, o candidato deve mostrar à empresa interesse específico, dizer por meio de atitudes “olha, eu sou bom para esta posição”. Se o candidato manda currículos para muitas vagas dentro da mesma empresa, o RH fará a leitura de que ele é “perdido”, “sem foco”, “sem objetivo”.

A dica é: escolha uma vaga aberta na empresa e direcione seus esforços para ela.

Mandar o currículo para 375071 pessoas da mesma empresa

As empresas, em geral, têm canais exclusivos para recrutamento e seleção de pessoas. São as páginas Trabalhe conosco nos sites. São as consultorias em RH contratadas especificamente para este fim. São serviços como o VAGAS ETALENT e o VAGAS.com.br. São e-mails de RH. Estes canais são dedicados a pessoas que estão em busca de oportunidades. Tentar conquistar uma posição por qualquer outro caminho é querer burlar o processo que as empresas criaram exclusivamente para esta finalidade. Assim, mesmo que você tenha o e-mail de todos os funcionários da empresa em questão, não mande seu currículo a eles — a menos, claro, que isso seja solicitado ou que você tenha uma relação com algum funcionário que lhe permite esse tipo de liberdade sem parecer um comportamento invasivo.

A dica é: use os canais exclusivos para recrutamento e seleção.

Mandar o currículo 4305639 vezes para a mesma vaga

Esta é uma excelente estratégia para conquistar o apelido de “chato”. Você pode imaginar que mandar o currículo repetidamente para a mesma vaga vai parecer que você é persistente, que deseja a oportunidade com unhas e dentes. Mas não. Aos olhos do RH, apenas vai parecer que você é ansioso, sem noção de tempo e processo — características negativas para um funcionário em potencial.

A dica é: seja paciente.

Fonte: News – Leonardo TI” dos Grupos do Google. http://groups.google.com/group/leonardoti.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply