maio 22 2014

Aprenda a pedir demissão sem deixar a porta fechada

Published by at 13:08 under Carreira,Comportamento

por Fernanda Bottoni

Parabéns para você que conseguiu – ou está prestes a conseguir – aquele emprego que tanto queria! Ok, a sensação é realmente ótima, mas, para garantir a continuidade da sua carreira, por favor, cuide muito bem da forma como você vai pedir demissão e sair da antiga empresa.

“Profissionais precisam conduzir muito bem esse processo para manter as portas abertas”, alerta Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance Coaching. “Quando você aceita uma proposta de emprego, não sabe se as condições oferecidas vão se concretizar de verdade, por isso não pode correr o risco de não ter para onde voltar”, explica.

Isso sem contar que você também nunca sabe quando poderá encontrar um ex-chefe ou colega em outro lugar… O mundo corporativo pode ser menor do que parece.

1 – Explique-se. O primeiro ponto para sair bem de uma empresa e manter sua imagem em alta é explicar objetivamente o motivo do seu desligamento. “Você não deve dizer que a empresa é ruim, deve apenas apresentar os seus melhores motivos”, diz Rangel.

Isso quer dizer que, se você estiver pedindo demissão porque arrumou um emprego para ganhar mais, pode explicar tudo da melhor forma. Diga, por exemplo, que recebeu uma proposta para ganhar 50% a mais e sabe que a empresa atual não tem condições de cobrir essa proposta. Se a diferença salarial não for o fator principal, mas você enxergar mais chances de crescer no novo emprego, explique isso, também de forma objetiva, focando as perspectivas de carreira. É importante sempre deixar claro quais os ganhos que você vê nessa troca.

2 – Não faça ameaças. O tom dessa conversa nunca pode ser de ameaça. “Tem gente que pede demissão sugerindo que, com sua saída, a empresa está condenada ao fracasso”, conta Rangel. Se você realmente acha que a empresa deveria ter valorizado mais o seu trabalho, ok, mas esta não é a hora de falar sobre isso. Se você queria ser mais valorizado, deveria ter dados sinais disso antes – e não justamente quando está de saída. “Neste momento, pense apenas em preservar a sua imagem.”

3 – Solucione as pendências. “Todo chefe fica com receio de ser deixado na mão pelo funcionário que pede demissão”, afirma Rangel. A dica é tentar afastar essa sensação deixando claro que você vai solucionar as pendências que tem antes de ir embora. “Alguns profisisonais simplesmente não se preocupam com isso e acham que os problemas da empresa não são mais problemas seus”, diz ele. “Isso é mais comum do que imaginamos e marca o profissional negativamente para o resto da vida.”

4 – Corpo mole, não! – Não caia na tentação de ir empurrando suas tarefas com a barriga, chegando tarde, saindo cedo, só porque já está com a cabeça em outro lugar. Tudo é observado (por todos) e esses últimos dias podem colocar a perder toda a boa imagem que você suou anos para construir. “Cuidado para não quebrar o voto de confiança que conquistou”, recomenda Rangel. Cumpra rigorosamente seus horários e compromissos para não colocar tudo a perder nos últimos dez ou quinze dias.

5 – Nem pense em fazer leilão – Segundo o coach, se há uma coisa que queima o filme de qualquer profissional é tentar promover um leilão entre as empresas interessadas nele. “Ele chega na antiga e diz que vai sair para ganhar 8 mil na nova”, conta. “Uma cobre a oferta e ele volta para outra dizendo que ja tem 10 mil, esperando que ela proponha 12 mil e por aí vai.” Essa atitude deixa claro que o profissional está focado apenas na questão financeira e, por isso mesmo, decepciona tanto a empresa que queria contratá-lo quanto a que queria retê-lo. “Quem quer levar a maior vantagem pode terminar sem emprego algum.”

6 – Não critique – Jamais fale mal da empresa, dos colegas ou do ambiente de trabalho que está deixando. “O momento de conversar sobre as suas insatisfações já passou, agora não vale a pena tratar feridas e discutir assuntos negativos”, diz o coach. Pode acreditar, depois que você for embora, seus colegas continuarão na empresa e aqueles comentários ruins que você fez como desabafo podem se proliferar pelos corredores e mandar sua imagem (aquela, que você trabalhou anos para construir) pelos ares…

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