Toda organização tem uma cultura que influencia como o trabalho é executado. Não se pode produzir um desenho do estado futuro e esperar implementá-lo sem construir uma capacidade para se mover do presente, boas intenções de Business Transformation falham porque não proveem atenção suficiente à aceitação da mudança. O fato é que muitas pessoas resistirão se não tiverem aceitado o novo desenho ou se sentirem desconfortáveis. A noção de descongelamento do estado atual implica que existe a necessidade de interromper a inércia, mas a cultura organizacional vigente estabelece o modus operandi em curso e pode resultar em consequências não intencionais quando novas capacidades são propostas e implementadas. A organização estará se ajustando a uma nova realidade ao mesmo tempo em que sofre pressões de mercado o tempo todo.

Pequenas mudanças nas operações ocorrem todos os dias e com o tempo se tornam institucionalizadas como uma regra não escrita. Essas mudanças acumuladas podem causar rupturas, quedas de produtividade e a criação de uma camada de regulamentações não intencionadas. O maior problema é o efeito em cadeia. Ainda que a maioria das pequenas mudanças que ocorre silenciosamente “fora do radar” tenha impacto mínimo na operação, com o tempo, quando combinadas podem causar degradação de desempenho. Mudança, independentemente se é induzida ou espontânea, é essencial para a prosperidade do negócio, o contrário disso é extinção.

As organizações normalmente fazem investimentos em transformação por meio de uma abordagem iterativa composta de fases de implementação. A abordagembig bang funciona em alguns casos e em outros não; a realização de um piloto pode ser eficaz em determinadas situações. Assim, os fatores para uma abordagem de implementação bem-sucedida do estado futuro devem ser considerados logo de início entendendo quais são os entregáveis e benefícios correspondentes.

Tabela – Fatores que impulsionam a transformação segundo John Kotter

Não será possível transformar uma organização sem que haja qualidade na atenção e ação das pessoas. Para ser bem-sucedido, será necessário estabelecer uma visão do futuro, consenso, competências, incentivos, recursos e plano de ação. Se não houver visão sobre onde se pretende chegar, as pessoas ficarão confusas e os esforços tenderão a se dispersar em várias direções. A falta de consenso irá contribuir para o surgimento de grupos opositores às ideias com inclinação a atitudes de sabotagem. Se as pessoas que participam da transformação não tiverem as competências requeridas, poderão entrar em estado de ansiedade temendo o que está por vir. Sem incentivos, haverá naturalmente resistência à mudança, e sem recursos a viabilização torna-se improvável levando as pessoas à frustração. A falta de um plano de ação, por sua vez, levará à procrastinação.

© José Davi Furlan, 06/08/2015