out 22 2014

Orgulho, as vezes é difícil abrir mão, mas é preciso!

Published by at 15:15 under Processos

orgulho

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização, ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em português a palavra ‘orgulho’ pode ser interpretada tanto como uma atitude positiva como negativa, dependendo das circunstância. Assim, o termo “pode” ser empregado de maneira errada, como sinônimo de soberba e arrogância, mas também para indicar dignidade ou brio. (Wikipedia.org)

Tenho um amigo que está prestando serviço, por intermédio de uma empresa privada, para uma entidade pública federal. Eles estão trabalhando na consolidação de um Escritório de Processos. Quando sugeri a realização  benchmarking, como técnica para buscar melhores práticas em outro órgãos federais, ele comentou que já havia mencionado ao cliente a possibilidade de utilização desta prática, mas não havia sido autorizado. Diante de minha estranheza à recusa, o mesmo deixou a entender que se tratava de mais um típico caso de “orgulho” por parte dos gestores daquela organização.

Podemos dizer que o orgulho é exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional, ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora uma pessoa que tenha orgulho pelos outros seja geralmente vista como altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo seja associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância. (Wikipedia.org)

Acredito que o “orgulho” em questão seja o mesmo demonstrado pelos gestores que meu amigo trabalha, e não um “valor” institucionalizado. O ato de buscar melhores práticas para o seu próprio aperfeiçoamento e racionalização de recursos, não pode ser visto de forma negativa ou negado por um sentimento como este.

Por favor, reflitam sobre isto.

 

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