ago 05 2014

Princípios Não Negociáveis da Liderança

Published by at 14:39 under Sem categoria

Princípios Não Negociáveis da Liderança

Por Dave Wakeman, PMP

Profissionais de gerenciamento de projetos muitas vezes se concentram apenas nos detalhes para finalizar um projeto a todo custo. Isso pode levar a decisões e ações das quais podemos nos arrepender futuramente, pois elas comprometem a posição de líder dentro de uma organização. Existem três pilares da liderança que nós, como gerentes de projetos, precisamos cultivar e sem negociação, não importa quão difícil seja o projeto.

1. Integridade: É fácil para um gerente de projetos se comprometer e tomar decisões que estão em uma zona nebulosa entre o certo e o errado. Para ser um forte líder de projetos, é importante mostrar personalidade no processo de tomada de decisão. Mesmo que passar por cima dos seus princípios faça com que o projeto atual transcorra de maneira mais tranquila; em longo prazo, você diminuirá sua eficácia como líder. E lembre-se de que suas ações como líder têm um grande impacto sobre a equipe se você quer poupar tempo e energia ou comprometer as suas tomadas de decisão, como pode esperar algo a mais de sua equipe? Mantenha a sua integridade definindo princípios claros de operação para sua equipe no início do projeto e agindo sempre dentro desses princípios durante todo o projeto, mesmo que seja difícil.

2. Adaptabilidade: Como gerentes de projeto, temos fortes metodologias e normas que orientam os processos de planejamento, implementação e acompanhamento. Às vezes, é fácil permitir que essas metodologias atrapalhem a flexibilidade. Para ser um grande líder, é necessário estar confortável com a metodologia e ter fé na sua compreensão da mesma e no processo de tomada de decisão. Ao mesmo tempo, é preciso ser flexível o suficiente para mudar a dinâmica de um projeto. Essa dinâmica pode ocorrer à medida que o projeto se desenvolve: quando os recursos são limitados após a alocação; quando um patrocinador ou um stakeholder faz novas exigências, ou até mesmo quando se tem que interromper um projeto porque ele não mais se encaixa nos objetivos estratégicos da organização. Nesses casos, confie no plano sólido que desenvolveu anteriormente, mas esteja disposto e preparado para mudar ou descartar aquele plano quando ele não se adequar mais às novas circunstâncias.

3. Julgamento:Gerentes de projetos passam a maior parte do tempo agindo como comunicadores entre a equipe, o patrocinador e os stakeholders. Consequentemente, surge uma grande quantidade de informação, e o gerente de projetos deve ter confiança, discernimento e opinião para trabalhar com aquelas informações ou descartá-las. Além da comunicação, o gerente de projetos é responsável por tomar decisões que afetam não só os stakeholders, como também o desempenho geral dos negócios e da organização. Dois pontos muito importantes precisam ser destacados. Em primeiro lugar, você tem que ser paciente, porque as grandes decisões não vêm todos os dias e quando vêm, é preciso ser ousado o suficiente para agir. Em segundo lugar, você também tem que trabalhar dentro da sua organização de modo a ganhar a confiança necessária para tomar decisões e, mais importante, para cometer erros ao longo do caminho. A curva de aprendizagem não é uma linha reta, e você precisa do apoio de seus patrocinadores e supervisores para obter a experiência necessária para tomar decisões. Porque, ao final do dia, a opinião gira em torno da experiência. Ao fazer dessas habilidades o cerne do seu processo de desenvolvimento de liderança pessoal, é possível tomar todas as outras decisões relativas ao projeto com a clareza e confiança necessárias rumo ao sucesso do mesmo.

Quais são as suas habilidades essenciais de liderança? Descubra que outras habilidades você pode aguçar para colaborar com o sucesso da sua organização no Pulse of the Profession® 2014 do PMI.

Este artigo foi publicado pela primeira vez em 4 de março de 2014 no blog Voices on Project Management.

Fonte: http://blogs.pmi.org/blog/voices_on_project_management/2014/03/the-non-negotiables-of-leaders.html

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply