maio 22 2014

MBA – Governança em TI

Published by at 13:19 under Formação,TI

 

Objetivos
Prover conhecimentos e atividades que envolve o aluno para o melhor desempenho profissional na área de Gestão e Estratégica da Tecnologia da Informação com o objetivo de capacitar profissionais com base nos princípios e metodologia da Governança de TI com foco em ferramentas e técnicas avançadas.Objetivos Específicos
Uma proposta para formação de CIOs, com o conteúdo programático incorporando metodologias para fornecer aos profissionais uma visão global e sistemática da governança em TI, discutindo os mais recentes modelos e frameworks como COBIT, ITIL, PMO, PRINCE, BSC para TI, CMMi, OCTAVE, ISO 15504/27001/ 20000 e SLAs,, Gestão de Relacionamentos nas organizações, Modelagem de Processos, Segurança da Informação, Indicadores de desempenho, possibilitando:

• Compreender e expressar a importância estratégica da governança e do alinhamento com os objetivos da organização;

• Conhecer as diferentes metodologias e ferramentas que podem ser implementadas na área de TI;
• Entender e envolver com os indicadores de desempenho, as métricas e os riscos;
• Entender como garantir a continuidade dos negócios pelo gerenciamento serviços de TI, de projetos e de processos de atividades e software;
• Envolver no processo criativo de gestão e na busca de inovação gerencial;
• Desvendar as competências conversacionais embutidas na natureza dos processos de gestão dos relacionamentos nas organizações, ética e conformidade.
Justificativa
A Governança de TI realmente está na curva de preferências dos profissionais de TI, segundo dados recentes do Gartner Group a grande maioria dos principais executivos de TI dá preferência aos profissionais com conhecimentos e formação em Governança de TI.

Público Alvo

Profissionais de TI, consultores e profissionais vinculados à Gestão Empresarial, professores e pesquisadores.Metodologia
O enfoque metodológico principal é o paradigma “aprender a aprender” que se desdobra no “aprender a fazer”, “aprender a se desenvolver” e “aprender a criticar”. As principais técnicas e instrumentos utilizados são: exposições dialogadas, cases, exercícios individuais e discussões em grupo e uso de recursos instrucionais variados (data-show, vídeos, retro-projetores, flip-chart, computadores etc).

Magistério Superior

Opcionalmente, o participante poderá obter a qualificação para o magistério superior. Para tal deverá cumprir a carga horária de 72 h/a no curso de extensão Didática do Ensino Superior.

Período
A Instituição se reserva no direito de iniciar o curso somente se for atingido um número mínimo pré-definido pela Direção de Pós-Graduação; A Instituição se reserva no direito de efetivar alterações curriculares que julgar necessárias, preservando o total de horas contratadas.

Duração
4 Meses
A freqüência mínima obrigatória às aulas é de 75%. Será conferido certificado MBA (Especialista em Governança de TI)
Local
Campus Guará
Horário das aulas
Noturno: 19h20 às 22h55

Disciplinas h/a
Gestão e Governança da Tecnologia da Informação 32h
Gestão de Relacionamentos nas Organizações, Cultura e Ética 32h
Gerenciamento de Serviços de TI. 40h
Modelagem e melhoria de Processos 20h
Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação 24h
Control Framework e Value Delivery 24h
Gerenciamento de Projetos e PMO 40h
Análise e Gestão de Conformidade 20h
Indicadores de desempenho – BSC, KPI e CSFs 28h
Auditoria de Sistemas 20h
Análise e Gestão de Riscos em Ambiente de TI 24h
Gestão das Contratações – SLM e SLA 16h
Business Intelligence (BI) 20h
Metodologia de Pesquisa 20h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
Carga horária Total 420h

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply