mar 26 2014

Cursos on line na FGV de graça

Published by at 13:25 under Carreira,EAD

Introdução a Administração Estratégica

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 5 horas

O curso revisita, por meio de um olhar histórico, os caminhos percorridos pelas organizações do planejamento à administração estratégica.

Será apresentado um enfoque sistêmico sobre o processo de administração estratégica, conceituando o que é visão estratégica de um negócio, discutindo a importância do planejamento e analisando os modelos de mudança.

 David Menezes Lobato

David Lobato é Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada – an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional. É Diretor da DB2 Lobato, consultoria especializada em Gestão Empresarial. Lobato, além de professor dos cursos do FGV Management, é Coordenador Acadêmico do MBA Executivo em Administração de Empresas, primeiro MBA a distância da Fundação Getulio Vargas, produzido e veiculado pelo FGV Online.

Fonte: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Introducao-A-Administracao-Estrategica-/OCWADMEAD-01slsh2009-1/OCWADMEAD_00/SEM_TURNO/365

 

Balanced scorecard

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 5 horas

O curso apresenta uma retrospectiva histórica da evolução dos processos de medida da qualidade. Há uma reflexão também sobre o novo perfil de funcionário que se faz necessário para gerenciar mudanças.

Além disso, trata das relações de equilíbrio, e de causa e efeito das quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Fecharemos o curso, refletindo sobre o papel dos indicadores de desempenho como sensores do líder da organização.

 

Fernando Antonio Ribeiro SerraDoutorado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), MBA em Management para Gerentes e Diretores pela FGV/RJ (1997) e Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Atualmente é professor da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, onde dirige a Unisul Business School e é professor do Mestrado em Admnistração. É professor do programa FGV Management. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração da UNISUL e atuação no IBMEC/RJ, IAG PUC-Rio, Candido Mendes – Ipanema e UFRRJ. Sua experiênica profissional inclui cargos de direção e consultoria, destacando a de Diretor das Fundições do Rossio de Abrantes (Abrantes, Portugal) e de Gerente da Metalúrgica Magotteaux (Rio de Janeiro, Brasil). Tem atuado como conselheiro de empresas. Sua área de pesquisa é Estratégia, Inovação e Empreendedorismo na abordagem da RBV – Resouce-Based View. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq a partir de 2010.

 

Mestre em Análise de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia/IME. Engenheira Pelo CEFET. Possui experiência profissional como consultora em organizações de grande e médio porte. Foi sócia do Instituto de Pesquisa da Grifo Enterprise. Validou metodologias do custo da má qualidade junto a University of Tampa na Florida. Trabalha no desenvolvimento da Metodologia de Estudos de Caso para pequenas e médias empresas junto com professor da Babson College e SEBRAE. Obteve a graduação como Coach avançada pelo ICI. Autora dos livros de Administração Estratégica pela Editora Reichmann & Affonso (esgotado) e do de Administração Estratégica pela Editora Insular e do Livro de Estratégia Empresarial da FGV. Autora do curso a distância de Balanced Scorecard do FGV online. Revisora do livro de tomada de decisão da coleçào Harvard essencial. Montou e coordenou a coordenadora da Incubadora de Negócio do IBMEC e foi professora da graduação e pos. Ganho prêmio de destaque entre os melhores professores no ano de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010. Faz parte do quadro de honra da FGVmanagement ano 2009.

 

Alexandre Pavan TorresMestre em Planejamento de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ. Engenheiro Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET. Autor do livro Administração Estratégica, editado pela Reichmann & Affonso Editores. Professor em cursos de pós-graduação do Programa FGV Management da Fundação Getulio Vargas e do Programa MBA da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenador do Programa Jovens Empreendedores da UFRJ. Consultor de empresas nas áreas de planejamento estratégico, gestão de processos, plano de negócios e jogo de negócios. Sua experiência profissional inclui a docência em cursos de empreendedorismo, coordenação de cursos superiores de administração, coordenação de projetos pela Siemens e consultorias em empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply