maio 22 2014

Como construir seu “network” profissional?

Published by at 13:14 under Sem categoria

Ter um bom network continua sendo uma das formas mais eficientes de potencializar sua carreira. Assim como na publicidade, não há propaganda mais eficaz do que uma recomendação boca a boca — no caso, o produto é você, sua trajetória, sua competência, suas habilidades. Entre os milhares de currículo e a indicação de um ex-colega de trabalho que agora é gerente ou um amigo da época da faculdade, não tenha dúvidas: você entrará no processo de seleção pela porta da frente.

Por isso mesmo, aprender a lidar com o seu network continua sendo uma estratégia chave para manter sua empregabilidade em alta. Mas com o fenômeno das redes sociais, como separar, investir, escolher, aqueles contatos que merecem sua atenção, daqueles que só fazem volume nas suas redes profissionais?

Aqui vão algumas dicas para você “afinar” seus contatos:

  • É imprescindível que você tenha claro para onde quer direcionar sua carreira. Qual é sua área de interesse? Quais são as empresas que você gostaria de trabalhar? Que cargo você pretende alcançar nos próximos dois anos, cinco e dez anos?
  • Amigos, amigos, network à parte. Não existe nenhum problema em discernir pessoas do seu convívio pessoal, com quem você possui intimidade e um afeto diferenciado, das pessoas que nunca foram à sua casa, mas que você tem um relacionamento profissional interessante. Sim, separe suas redes de amigos da rede profissional.
  • Participe de grupos de discussão da sua área seja nas redes profissionais, blogs profissionais ou comunidades de colegas da graduação ou da pós. Tente manter-se ativo, mostrar interesse e mostrar o que está desenvolvendo na área, no seu trabalho. Pequenos cases, perguntas para pessoas estratégicas vão legitimar seu conhecimento;
  • Siga as empresas de seu interesse nas redes profissionais. Atualmente, com a escassez de talentos é muito comum que sejam anunciadas vagas, contratações e transferências de profissionais nesses espaços. Saber que há uma vaga estratégica no momento certo aumentará suas chances de conseguir o emprego;
  • Seminários, workshops e palestras são excelentes oportunidades de trocar cartões e conhecer pessoas da sua área de interesse. Sempre que possível, marque almoços e cafés com pessoas estratégicas para seu plano de carreira.

Com esta listinha, você pode começar agora mesmo a construir seu network.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply